ATIVIDADES PARA TRABALHAR NO DIA DO ESTUDANTE E DIA DA ESCOLA
Para compartilhar em redes sociais utilize sempre o link da postagem no blog. PROIBIDO compartilhar as imagens e os arquivos em PDF, seja em grupos de whatsapp, telegram, Facebook e em outros sites. Sob proteção da lei dos direitos autorais de nº 9.610/98. Ao compartilhar indevidamente você TIRA o acesso ao meu Blog. Nos ajude a seguir produzindo conteúdos gratuitos. Compartilhe sempre o LINK da postagem! ❤
BINGO
Os jogos de Bingo exercem
um papel importante para a aquisição de conhecimentos, conceitos, estimulam a
imaginação, promovem o raciocínio lógico, contribuem para a organização do
pensamento, exigindo atenção e concentração dos alunos, assim como desenvolve o espírito de competição, a
socialização e o auxilia a lidar com a frustração da perda ou a euforia da
vitória.
Conteúdos:
- Identificação e caracterização dos materiais
escolares;
- Localizar a figura;
- Relacionar elementos sonoros com o desenho a
que eles representam.
Objetivos Específicos:
- Escutar com atenção;
- Encontrar os animais sorteados;
- Respeitar as regras do jogo;
- Lidar com a perda;
- Completar a cartela;
- Trabalhar a empatia.
Estratégias e Desenvolvimento
Em um primeiro momento o educador conversa com a
turma sobre a atividade, as regras e a importância de segui-las para que assim
a atividade seja bem sucedida.
O educador também deve procurar organizar a sala de
modo que eles fiquem em duplas. Ressaltando aqui a importância de se trabalhar
com crianças em hipóteses diferentes é enriquecedor.
Desse modo em seguida o educador inicia a atividade
com as fichas dentro de uma caixinha. E assim vai sorteando e falando em voz
alta o material escolar que tirou e espera que todos compreendam e localizem,
ou não na sua cartela fazendo pequenas pausas até chegar ao fim, o ganhador.
Os alunos poderão usar marcadores como: recortes de
EVA, grãos ou então marcar com o próprio lápis de escrever;
Por fim pergunte a turma o que eles acharam da brincadeira, como foi a atividade para eles, se sentiram dificuldade, se gostaram e se desejam fazer outras vezes, é sempre bom conversar com a turma e sentir suas dificuldades bem como seus avanços.